Bienal de Arquitetura de Veneza - 2021

O Caminho da Consciência – “A beleza está nos olhos de quem vê ou na mente do observador? ”  – Antonio Spinosa. 

Escultura de Antonio Spinosa é inspiração para projeto arquitetônico unindo arte, design e arquitetura, que está na mostra Bienal de Arquitetura de Veneza 2021, que ocorre de 22 de maio a 21 de novembro de 2021 em Veneza.

A escultura monumental, projetada em 3D, chamada “The Path of Consciousness” (O Caminho da Consciência) foi criada a quatro mãos, fruto da parceria entre o escultor Antonio Spinosa e o designer Nicolas Fiedler.

Para chegar ao resultado final apresentado na Bienal, foi formado um grupo de profissionais, cada um dentro da sua área de atuação. Nomes como o artista visual, americano, Neil Kerman, os arquitetos Samuel Garcia e Edo Rocha, além de Jean Sardinha e Ricardo D’acundo compuseram a equipe de trabalho.

O grupo está sendo representado na Bienal de Arquitetura de Veneza pela Saphira & Ventura Gallery de New York, conceituada galeria com diversos projetos internacionais.   

A exposição, intitulada TIME SPACE EXISTENCE, onde está sendo apresentado o projeto acontece no Palazzo Mora e é organizada pelo European Cultural Centre (ECC). A Mostra funciona como uma extensão da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 e recebe trabalhos dos profissionais do mundo todo.

Exposição Elementos em Fragmentos - 2019
Museu Nacional de História Natural de Lisboa

Recordo-me de uma passagem da minha vida, quando eu tinha na altura dos 9 anos de idade. Estava a sentar no alto de uma montanha a olhar o horizonte. Fiquei a pensar o que existia acolá.

Alguns anos depois, na prática como artista, busquei esses sítios que escondiam-se por detrás da linha do horizonte.

Esta é a lembrança de um pequeno fragmento de minha vida. Por detrás de cada horizonte, há tantas outras histórias. Algumas no passado e outras, a ser construídas.

“Elementos em Fragmentos” trata da multiplicidade da existência. Considero, que tudo está interligado, mesmo que tenhamos a ideia de estar separado.

Mas, pode ser bem provável, que tudo seja fragmentos de uma mesma coisa. Quando esse sentimento aflorar, há de haver mais respeito pela a Natureza.

“ Eu e Você somos Um. Somos todos parte de uma mesma Natureza “

Embraer adquire 20 Obras de Antonio Spinosa - 2017

A convite da Embraer, uma das maiores fabricantes de jatos comerciais do mundo, Antonio Spinosa cria obras de arte, absolutamente sustentável, feitas a partir de materiais únicos com peças das próprias aeronaves da Embraer.

Por se tratar de peças de avião, esse material tem o custo muito elevado no mercado das companhias aéreas fabricantes de avião. Por conta de todo o rigor de qualidade técnica e ética que envolve os processos de trabalho da Embraer junto aos seus parceiros e fornecedores, a escolha do artista Antonio Spinosa para desenvolver esse projeto foi estritamente criteriosa, levando em consideração todo o histórico da carreira do artista e sua credibilidade no mercado de artes plásticas: “Me sinto muito honrado em fazer parte desse projeto com a Embraer. Primeiro, porque como brasileiro, tenho muito orgulho do que representa a marca Embraer no mundo. Depois, por saber que meu trabalho estará de modo especial e seletivo, em coleções de clientes muito exclusivos, por se tratar de compradores dos aviões da Embraer”, ressalta o artista.

A Essência da Embraer

A Embraer nasceu do sonho de transformar o Brasil em um país com a mais alta tecnologia.

Sonhamos quando tudo parecia impossível, sabendo que grandes momentos acontecem quando desafiamos o status quo.

De sonhos e desafios fizemos a Embraer se tornar uma das maiores companhias de jatos do mundo. Pensando além do impossível, abraçando cada oportunidade desde 1969 até os dias de hoje, construindo o inimaginável nos mundos de aviação comercial, executiva, defesa e segurança, onde criamos, desenvolvemos, produzimos e entregamos mais de 8 mil aeronaves.

Não há outra maneira de descrever o que nos impulsiona senão a paixão genuína pelo que fazemos. Usamos o design, a engenharia imaginativa e a tecnologia como as principais ferramentas para criar novas perspectivas, chegando a soluções que levam excelência, performance e superação para cada um dos nossos cliente e parceiros.

E foi pensando em você, nosso cliente, que criamos esta obra de arte exclusiva assinada por Antonio Spinosa.

Open chat