Bienal de Arquitetura de Veneza 2021

O Caminho da Consciência – “A beleza está nos olhos de quem vê ou na mente do observador? ”  – Antonio Spinosa. 

Escultura de Antonio Spinosa é inspiração para projeto arquitetônico unindo arte, design e arquitetura, que está na mostra Bienal de Arquitetura de Veneza 2021, que ocorre de 22 de maio a 21 de novembro de 2021 em Veneza.

A escultura monumental, projetada em 3D, chamada “The Path of Consciousness” (O Caminho da Consciência) foi criada a quatro mãos, fruto da parceria entre o escultor Antonio Spinosa e o designer Nicolas Fiedler.

Para chegar ao resultado final apresentado na Bienal, foi formado um grupo de profissionais, cada um dentro da sua área de atuação. Nomes como o artista visual, americano, Neil Kerman, os arquitetos Samuel Garcia e Edo Rocha, além de Jean Sardinha e Ricardo D’acundo compuseram a equipe de trabalho.

O grupo está sendo representado na Bienal de Arquitetura de Veneza pela Saphira & Ventura Gallery de New York, conceituada galeria com diversos projetos internacionais.   

A exposição, intitulada TIME SPACE EXISTENCE, onde está sendo apresentado o projeto acontece no Palazzo Mora e é organizada pelo European Cultural Centre (ECC). A Mostra funciona como uma extensão da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 e recebe trabalhos dos profissionais do mundo todo.

Exposição Elementos em Fragmentos
Museu Nacional de História Natural de Lisboa

Recordo-me de uma passagem da minha vida, quando eu tinha na altura dos 9 anos de idade. Estava a sentar no alto de uma montanha a olhar o horizonte. Fiquei a pensar o que existia acolá.

Alguns anos depois, na prática como artista, busquei esses sítios que escondiam-se por detrás da linha do horizonte.

Esta é a lembrança de um pequeno fragmento de minha vida. Por detrás de cada horizonte, há tantas outras histórias. Algumas no passado e outras, a ser construídas.

“Elementos em Fragmentos” trata da multiplicidade da existência. Considero, que tudo está interligado, mesmo que tenhamos a ideia de estar separado.

Mas, pode ser bem provável, que tudo seja fragmentos de uma mesma coisa. Quando esse sentimento aflorar, há de haver mais respeito pela a Natureza.

“ Eu e Você somos Um. Somos todos parte de uma mesma Natureza “

Open chat